Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia - Claudio Roberto de Freitas Golgo

Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia

By Claudio Roberto de Freitas Golgo

  • Release Date: 2012-09-30
  • Book Genre: Law
Our rating: 5/5 stars

Score: (From 0 Ratings)
Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia ☑

Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia ♫

Read book description and reviews - Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia by Claudio Roberto de Freitas Golgo

Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia by Claudio Roberto de Freitas Golgo

O presente trabalho tem por objetivo uma análise de cenários e o uso dos conceitos de gestão de risco. Não analisaremos ativos financeiros, mas sim contratos de ativos de matéria prima. Nosso foco é o ativo energia elétrica. Comparando situações reais, visando maximizar os ganhos econômicos, será medido e quantificado o risco a ser assumido operando no mercado livre de energia, com diferentes exposições no mercado à vista. Iremos comparar esta gestão ativa com o comportamento passivo onde apenas se mantém contratos de longo prazo.
Face as características próprias e a grande volatilidade do mercado à vista, há de ser considerado e constantemente acompanhado, o risco destas operações, desta forma valorizando a quantificação, o monitoramento e a boa gestão de riscos.
O fato gerador de riscos neste mercado é a defasagem temporal entre a negociação de um contrato e o seu efetivo fornecimento físico.
Nosso objetivo é propor uma metodologia para o tratamento da questão de maneira eficiente frente à operações em bolsas de energia, constituindo um portfólio de contratos e opções.
Serão utilizados os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de pós-graduação em Mercado de Capitais, especialmente na área da matemática financeira, na estatística, na administração de carteiras e na gestão de risco. Utilizando-nos dos conceitos de Value at Risk (VaR), iremos buscar a metodologia para a alocação ótima do portfólio de energia, sempre
iv
do ponto de vista do agente consumidor livre (empresa compradora de energia para consumo).
Analisaremos contratos do tipo collar, que permitem travar uma operação em teto e piso, garantindo uma faixa de preço conhecida, de modo a diminuir riscos de volatilidade, tanto para o comprador como para o vendedor.
O risco do ACL - Ambiente de Contratação Livre, é referenciado pela da volatilidade do PLD (preço de liquidação das diferenças) que é o indexador deste mercado, influenciando diretamente tanto nos preços spot como nos contratos futuros.
Importante considerar que a energia elétrica em grande quantidade não é estocada e não tem um lugar fixo no espaço. É transmitida pela rede, mas não é transportada, no sentido usual da palavra. A energia elétrica somente é fornecida, tanto na geração como na transmissão, na distribuição e a comercialização. Desta forma sua negociação é feita antes da sua geração, baseado em premissas de oferta e demanda. O que se negocia não é o produto energia, mas sim parcela da capacidade produtiva do gerador.
“A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso se manter em movimento.”
- Albert Einstein

tags: Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia by Claudio Roberto de Freitas Golgo eBOOK; Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia ePUB; Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia book review; Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia book summaries; book recommendations; book review blogs; book summary websites; Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia Claudio Roberto de Freitas Golgo pdf; Uma Ánalise do Mercado Livre de Energia Audiobook; Claudio Roberto de Freitas Golgo; Law books.

Comment Section